V CONGRESSO LATINO-AMERICANO DA MICRO E PEQUENA EMPRESA

12 e 13 de abril de 2018

TEMA

Pequenos Negócios - Integração Latino-Americana

PÚBLICO ALVO

Empresários e Empreendedores do Brasil e dos países Latino-Americanos, Presidentes e diretores de Sindicatos, Associações e Federações representativas do segmento da micro e pequena empresa, políticos, órgãos e entidades governamentais.

OBJETIVO DO CONGRESSO

O Evento:

O evento ocorrerá nos dias 12 e 13 de abril de 2018, no Centro de Evento do Lizon Curitiba Hotel, na cidade de Curitiba, Estado do Paraná, bem localizado, fácil acesso inclusive para os participantes que se locomovem de transporte público, local agradável e próximo ao centro da capital paranaense, com a estrutura necessária para acomodar o público pretendido para este evento.

Um salão para acomodar 350 pessoas sentadas em cadeiras confortáveis, sistema de ar condicionado central, iluminação com controles de intensidade regulável, sistema de vídeo e áudio necessário para realização do evento e transmissão de imagens e som, além de salas de apoio.

No evento teremos tradução simultânea Português e Espanhol

O Objetivo:

Apresentar os principais temas relacionados às Microempresa, Empresa de Pequeno Porte e Empreendedores Individuais no momento em que várias decisões estão sendo tomadas em nosso país e em toda América Latina, que certamente irão alterar regras nas administrações empresarias,  promover o debate dos temas propostos, atraindo a atenção do público participante para buscar conhecimentos específicos à gestão dos negócios, promover o debate relacionado ao  mercado e novas tecnologias de acesso, bem como proporcionar condições técnicas aos participantes para troca de  experiências com outros empreendedores. 

Objetivos Específicos:

- Apresentar e discutir a importância das novas regras de contratação e gestão de pessoas;
- Apresentar as ações que o SEBRAE vem implementando em prol do desenvolvimento de ambientes favoráveis ao fortalecimento dos pequenos negócios;
- Debater a importância das políticas de tecnologia e inovação como forma de apoio ao fortalecimento e desenvolvimento das micro e pequenas empresas;
- Fortalecer o associativismo e as entidades representativas do segmento;
- Promover relacionamento e troca de experiências entre o público alvo, possibilitando o acesso a informação para diminuição das margens de erro na gestão dos negócios;
- Disseminar as experiências de sucesso no segmento dos pequenos negócios na América Latina; 
- Sensibilizar empresários das ME/EPP e MEI da importância do associativismo, bem como estimular sua participação e capacitação;
- Sensibilizar empresários e empreendedores da importância de se ter uma postura mais competitiva e profissional quanto a condução e gestão de seus negócios;
- Discutir as barreiras que atrapalham e impedem a competitividade dos pequenos negócios em toda a América Latina.

Com a expectativa de receber 350 líderes empresariais que participarão de palestras e painéis de debates sobre Acesso a Mercados e o Simples Internacional, os impactos da Reforma Trabalhista nas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, Compras Governamentais como oportunidade de crescimento no mercado, as oportunidades de negócios no comercio eletrônico e ferramentas alternativas para este seguimento, Associativismo, Desenvolvimento Regional e Acesso ao Crédito.

INFORMAÇÕES
CONAMPE – 41-99155-6300
SMART EVENTOS – 44-3028-6109
E-mail: presidencia@conampe.org.br


VALORES DE INSCRIÇÃO
Tipo de Inscrição Até 10 de abril Após dia 10 de abril
MEI – Microempreendedor Individual com CNPJ gratuita R$  50,00
ME – Microempresa (até R$ 360.000,00 anual) com CNPJ R$  50,00 R$ 100,00
Demais Empresários, com CNPJ R$ 100,00 R$ 150,00
Inscrições individuais públicas e privadas R$ 120,00 R$ 150,00


Desistência e Reembolso
A inscrição poderá ser cancelada mediante o envio de e-mail solicitando o cancelamento. Podem optar por devolução de taxa (reembolso) ou ser transferida para outrem, desde que solicitado por escrito à Secretaria Executiva, e seguirá os critérios abaixo.
JUSTIFICATIVA PRAZO (SOLICITAÇÃO) VALOR
Sem justificativa 15 dias antes do evento 50% do valor pago
Justificativa Médica Véspera do evento 75% do valor pago
Pagamento em duplicidade 07 dias antes do evento 100% do valor pago
Transferência 15 dias antes do evento Não se aplica
O reembolso será realizado após 30 dias do encerramento do evento. Para solicitação de cancelamento ou desistência após o prazo estipulado não haverá reembolso. O não comparecimento ao evento não será reembolsado. O reembolso será realizado diretamente em conta corrente bancária que tenha o congressista como correntista.  


A CONAMPE – CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS E EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS

Objetivos Empresarias: A CONAMPE é uma entidade de representação exclusiva do segmento das Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e Empreendedores Individuais, constituída em 24 de agosto de 1994, com uma rede representativa em todo território nacional, atuando em níveis estaduais, regionais e municipais. Essas entidades têm como principal objetivo o desenvolvimento de ambientes favoráveis às Micro e Pequenas Empresas, capazes de mobilizar e promover o desenvolvimento empresarial do segmento que representa, contribuindo com a melhoria dos ambientes de negócios.

Principais Atuações: Articulação para aprovação e alterações do Estatuto Nacional das Micro e Pequenas Empresas – Lei Complementar nº 123/2006, Criação e participação ativa no Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte da Secretaria da Micro e Pequena Empresa do MDIC e nos Fóruns Estaduais, mobilização do segmento para discussão e criação das diversas federações estaduais, realização de seminários, congressos e encontros em diversas cidades do Brasil, mobilização para elaboração e aprovação de diversas leis municipais de apoio a microempresas e empresas de pequeno porte. A CONAMPE é membro efetivo do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte desde 2002, onde Coordena o Comitê de Racionalização Legal e Burocrática, membro do Conselho Deliberativo Nacional do SEBRAE e da Conferencia Nacional das Cidades onde é entidade membro do Conselho Econômico.

O Congresso Latino-Americano da Micro e Pequena Empresa é desenvolvido por um grupo de entidades de representação empresarial do segmento da micro e pequena empresa da América Latina, denominado Unión Latinoamericana de las MIPYMES Victor Álvarez Cabrera. A CONAMPE é membro co-fundadora do grupo que realiza o evento anualmente. O primeiro Congresso aconteceu em Cusco no Perú em 2014 realizado pela APEMIPE-PERÚ, o II Congresso foi realizado pela AMIC em Cascavel-PR no Brasil, o III Congresso foi realizado pela UIP em Asunción no Paraguai e o IV Congresso aconteceu em Rosário na Argentina sendo realizado pela CAME-Argentina, quando foi aprovada a realização do V Congresso em Curitiba na primeira quinzena de abril de 2018 pela CONAMPE.

Conheça Curitiba:
Instituto Municipal de Turismo de Curitiba
www.turismo.curitiba.pr.gov.br
Curitiba Turismo - Conheça a capital paranaense considerada a 2ª cidade Brasileira melhor preparada para receber visitantes.

 

PROGRAMAÇÃO

Dia 12/04/2018 – Quinta-Feira

09h00 às 18h00 – Credenciamento dos Congressistas

13h30 às 17h30 – Workshop “Associativismo Empresarial”
(Este Workshop será realizado no salão de eventos do Victória Villa Hotel – Avenida Sete de Setembro nº 2448 – Centro – Curitiba-PR)

19h00 – Cerimônia de Abertura Oficial do Congresso
No Centro de Eventos do Lizon Curitiba Hotel – Avenida Sete de Setembro nº 2246

20h30 – Palestra Magna:
Palestrante: Allan Costa é AMP pela Harvard Business School (EUA). Mestre em Gestão Empresarial pela FGV-EBAP (Brasil); MSc in IT and Management pela Lancaster University (UK); MBA pelo IBMEC (Brasil); cursos de extensão pelo INSEAD (França) e Università Cattolica del Sacro Cuore (Itália). Conselheiro de Administração formado pelo IBGC. É palestrante, empreendedor serial e mentor de startups; investidor-anjo co-fundador da Curitiba Angels e membro do Harvard Business School Startup Angels. Vinte anos de carreira executiva onde ocupou posições como Diretor Presidente da Cooper Card, Diretor Superintendente e Diretor Técnico do SEBRAE/PR, Diretor Geral e Secretário de Estado da Secretaria de Planejamento do Paraná. Co-autor dos livros “Electronic Business in Developing Countries”, “Estratégias para Crescer” e “60 Dias em Harvard”.

Dia 13/04/2018 – Sexta-Feira

08h00 às 18h00 – Atendimento da Secretaria

08h30 – Painel de Debates: Acesso a Mercados

• Palestra: Regime Simplificado de Exportação para Micro e Pequenas Empresas – Simples Internacional

Palestrante: Nizar Ratib Midrei – Secretário Adjunto da Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços – MDIC

• Palestra: Sistemas de Acesso a Mercados nos países da América Latina
Palestrante:

• Palestra: Mercado Único Digital na América Latina e Caribe
Palestrante:

10h30 – Palestra: As organizações empresariais nos tempos atuais
Palestrante: Guilherme Afif Domingos – Presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE NACIONAL

11h30 – Palestra: O Fórum dos Países da América Latina e do Caribe sobre o Desenvolvimento Sustentável – Agenda 2030
Palestrante:

12h30 – Almoço

13h30 – Palestra Magna: Caminhos para maior acesso e menores taxas no crédito para as Micro e Pequenas Empresas
Palestrante: José Ricardo de Freitas Martins da Veiga – Secretário Especial da Micro e Pequena Empresa do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços – SEMPE

14h30 – Painel de Debates: O Associativismo e o Desenvolvimento Regional

• Palestra: Mercosul e pequena empresa: Mito ou Realidade
Palestrante: Ricardo Schiffini Dellaméa – Economista graduado pela UNISINOS. Iniciou seus estudos acadêmicos na Universidad del Salvador, em Buenos Aires (Argentina). É pós-graduado em Comércio Exterior pela FAE Business School (Curitiba) e Mestre em Gestão de Empresas pela ESADE (Barcelona-Espanha). Especializado em assuntos ligados ao Mercosul, integração econômica e micro e pequenas empresas em sua atuação no SEBRAE-PR, sendo responsável por organizar e receber diversas missões empresariais. Prestou consultoria para o BID como consultor especialista e realizou curso na metodologia TCS – Teaching company scheme em Oxford (Inglaterra) através de bolsa do British Council. Atualmente, é consultor sênior do SEBRAE/PR, sendo assessor da Diretoria e do Conselho Deliberativo e tem como projeto profissional aprofundar-se em assuntos relacionados ao empreendedor “Startup”, “open innovation” e “crowdsourcing”, especialmente para micro e pequenas empresas.

• Palestra: Programa do Microempreendedor Individual – Case de Sucesso de Inclusão Social

Palestrante: Fábio Silva – Diretor do Departamento de Empreendedorismo e Artesanato da Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços – MDIC

• Palestra: Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná, seus Comitês Territoriais e Acordos de Cooperação com o TCE/PR e SEBRAE/PR
Palestrante:

• Palestra: Impactos da Legislação Trabalhista no desenvolvimento das MPE no Brasil
Palestrante: Dr. Marcelo Cordeiro Alvarenga – Advogado formado pela FAESA – Faculdades Integradas Espírito-Santenses. Pós-graduado em Direito Civil e Direito Processual Civil pela Faculdade Cândido Mendes-RJ. Mestrando em Planejamento Tributário pela Fucape Business School – Vitória-ES. Advogado especializado em Direito Empresarial, com atuação nas áreas Cível, Contratual, Societário, Trabalhista e Tributária.

• Experiências de outros países
Palestrantes:
16h30 – Coffee Break

16h50 – Painel de Debates: Acesso ao Crédito

• Palestra: Bom Negócio Paraná – Case de Sucesso de Capacitação e Acesso ao Crédito
Palestrante: Juraci Barbosa Sobrinho – Secretário de Estado do Planejamento e Coordenação Geral e instituidor do programa “Bom Negócio Curitiba”

• Palestra: Sistemas de Garantia e Financiamento para as MPE
Palestrantes:
Augusto José Sperotto, da Sociedade Garantidora de Crédito – Garantioeste/PR

• Sistemas de outros países

18h00 – Palestra Motivacional – Uma Marca chamada Você

Palestrante: Prof. Dr. Jairo de Paula – Escritor – autor de 19 livros, entre eles os best-sellers “Uma Marca Chamada VOCÊ” e “INCLUSÃO – mais do que um desafio escolar, um desafio SOCIAL”; Professor e conferencista internacional; Doutor em Psicanálise; Mestre em Educação e Psicanálise; Pós-graduado em marketing empresarial; Graduado em Economia; Especialista em “Artes Cênicas” e “Musicoterapia”; Treinador em “Personal, Executive e Business Coaching” pela Sociedade Brasileira de Coaching; É Membro da Academia Brasileira Maçônica de Letras – Cadeira 33; “Prêmio BENEMÉRITO EDUCACIONAL PROF. GILDECINA BEZERRA” Palestrante do ANO – 2011; “Prêmio Darcy Ribeiro – (Parceria: UNDIME/SP & Rede Globo de Televisão) – 2008″; Além de escritor, Jairo de Paula tem uma intensa atividade como palestrante nas áreas empresarial, educacional e familiar. Apontado pelo meio empresarial e educacional como um dos melhores palestrantes do Brasil que brilham no palco. Proferiu mais de 7.500 palestras, para um público aproximado de 1,5 milhão de pessoas, e apresenta, em suas palestras, uma série de informações práticas sobre o fascinante e desejado mundo da felicidade e sucesso em seus relacionamentos pessoais e profissionais; Pesquisador em Gestão do Capital Intelectual; Criador e Gestor de Programas de integração “Família & Escola”.

19h00 – Cerimônia de Encerramento
• Palavras dos países convidados
• Palavras de encerramento




Inscreva-se vagas limitadas

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Av. Sete de Setembro, 2246 - Centro, Curitiba - PR, 80060-070
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