I Seminário de Empresas de Serviços Contábeis do Espírito Santo

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O Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado do Espírito Santo foi criado em 22/03/1993, e tem como missão, trabalhar pela organização, coordenação, proteção e representação das categorias econômicas expressas na denominação social, colaborando com os poderes públicos, e demais associações, na solidariedade social e na subordinação aos interesses nacionais. Essas ações vêm intensificando o processo de Educação Continuada dos profissionais da área contábil, assim como, os empresários. Atualmente, no Espírito Santo, o SESCON/ES possui 230 empresas associadas, entre Contabilistas, Holdings e demais empresas.
 
Neste ano, realizaremos I Seminário de Empresas de Serviços Contábeis. O evento tem o objetivo de investir na qualificação de profissionais de contabilidade e dos empresários para o aprimoramento do conhecimento técnico diante das novas mudanças legislativas, além de promover a integração entre contabilistas e empresários. O SESCON/ES e as Associações de Contabilistas do ES vêm investindo no contínuo crescimento do profissional de contabilidade no mercado de trabalho.
 
No ano de 2014, foram realizados diversos eventos nos municípios de Colatina, Linhares, Cachoeiro de Itapemirim, Guarapari, Aracruz, Vitória e Vila Velha, atingindo cerca de 800 profissionais e empresários que proporcionaram resultados positivos com índices satisfatórios de participação do público. Assim, esperamos contar com um público alvo de participantes, compostos por profissionais, estudantes, empresários e acompanhantes, superior a 250 pessoas.
 
 
JUSTIFICATIVA
  
A contabilidade fiscal e societária vem passando por um processo de grandes modificações nos últimos meses. Essas alterações têm levado a um processo de modernização, tanto tecnológico quanto conceitual. No âmbito tecnológico, temos a necessidade de adaptações ao Sintegra, Certificação Digital, SPED Contábil, fiscal e Nota Fiscal Eletrônica, Convergência da Contabilidade, entre outras tecnologias.
 
No âmbito conceitual, a contabilidade vem passando por um processo de internacionalização, que abrange tanto as grandes corporações, quanto as pequenas e médias empresas, além das instituições do setor público.
 
Essas inovações e modernizações na contabilidade e na legislação tributária têm exigido uma nova postura e forma de atuação do profissional contábil, levando-o à necessidade de aperfeiçoamento tecnológico e intelectual.
 
Neste sentido, I Seminário de Empresas de Serviços Contábeis dará subsídio no processo de Educação Continuada, conscientizando os empresários e contabilistas sobre a necessidade de se adequarem ao processo de mudança.
 
Essa adequação tem como consequência o atendimento aos seus clientes e empresas, com vistas à sua permanência num mercado competitivo e à transformação dos atuais desafios em grandes oportunidades, e claro, a prestação de serviços com qualidade.
 
 
OBJETIVOS
 
Geral:
Estimular os profissionais e público em geral a novos desafios e oportunidades decorrentes das mudanças na área contábil e fiscal atendendo assim às novas expectativas do mercado frente aos novos desafios.
 
Específicos:
·         Discutir sobre a qualidade dos serviços contábeis;
·         Exemplificar a contabilização das novas mudanças nas áreas fiscal e contábil;
·         Debater sobre as novas exigências do E- social
·         Debater sobre a geração, disseminação e apropriação de conhecimentos e informações;
·         Debater sobre as novas exigências do E- social
 
RESULTADOS ESPERADOS
  
Ao final do evento, o SESCON/ES – Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado do Espírito Santo e as Associações de Contadores dos Municípios de Vitoria, Vila Velha, Aracruz, Colatina, Linhares, Guarapari, Cachoeiro, Serra e Cariacica tem como expectativa de resultados:
 
Contadores: 
• Profissionais com uma postura diferenciada e conscientes da necessidade de se ter uma nova forma de agir e pensar, para que consigam acompanhar a velocidade das mudanças tecnológica, social e conceitual;
 
Empresários:
• Conhecer a responsabilidade solidária na formatação dos novos serviços, colaborando assim com o processo de gestão de suas empresas.
 
PÚBLICO
Público alvo:
Empresários de Contabilidade, Profissionais de Contabilidade, Professores, Empresários e afins.
 
Público Estimado para os eventos em geral:
250 participantes.


HOTÉIS PARCEIROS
Hostess Hotel a partir de R$219,00 – 27 2123-4100
Hotel da Praia a partir de R$159,00 – 27 3349-2220
Novo Praia Hotel a partir de R$160,00 – 27 3229-8668
Pousada Timoneiro a partir de R$120,00 – 27 3242-1438
Pousada Convento da Penha – 27 3073-9747
Hotel Aliança a partir de R$67,00 – 27 3239-3602
Quality Suites Vila Velha  – 27 3041-9850


CONHEÇA O ESPIRITO SANTO - CITY TOUR - POR ADESÃO.

City Tour Vitória / Vila Velha
O tour panorâmico por dois dos principais municípios do Espírito Santo reserva surpresas aos olhos e ao paladar.
Vitória e Vila Velha contam a história da colonização do Espírito Santo passando pelos principais pontos
turísticos. Fica fácil se apaixonar pela região. São realizadas duas paradas. Na primeira, o Convento da Penha
encanta pela vista do mar e das duas cidades. Do alto de um penhasco, a imponente construção centenária
guarda lendas e é testemunha da trajetória capixaba. Na segunda parada renda-se aos prazeres dos bombons na
lojinha da Fábrica de Chocolates Garoto.
Duração: aproximadamente 4 horas.
Indicado: público em geral.
Dicas: leve protetor solar, boné/viseira e máquina fotográfica.
Trajes: leves, mas não indicamos trajes de banho, pois temos entradas em monumentos históricos/religiosos.
City Tour Vitoria e Vila Velha – R$ 60,00 por pessoa.
 
Guarapari
Prepare-se para conhecer um dos melhores roteiros do litoral sul capixaba. Guarapari surpreende por suas
belezas naturais. Águas claras e arrecifes desenham a orla e convidam para uma agradável estadia, com direito a
muito sol e banho de mar. Degustar um delicioso peroá frito com uma refrescante água de coco completam o
passeio no nosso ponto de apoio. O nosso roteiro apresenta as três principais praias do centro: Praia das
Castanheiras, a Praia dos Namorados e a famosa Praia da Areia Preta.
Duração: aproximadamente 06 horas.
Indicado: público em geral.
Dicas: leve protetor solar, boné, viseira e máquina fotográfica.
Trajes: roupas leves, roupas para banho de mar e toalha de banho.
Guarapari – R$ 70,00 por pessoa.
 
Garanta já seu passeio pelas terras capixabas.
Para aderir  basta enviar um e-mail para eventos@sescon-es.org.br.


ITG 1000 NO I SEMINÁRIO DE EMPRESAS DE SERVIÇOS CONTÁBEIS DO ESPÍRITO SANTO

No dia 15, José Elias Feres Almeida será responsável por ministrar sobre "ITG 1000: Contabilidade para PME - Opção e alterações práticas". A ITG 1000 é uma interpretação elaborada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) que simplifica alguns procedimentos contábeis para as microempresas e pequenas empresas enquadradas nos limites de receita bruta da Lei Complementar 123/2006, por exemplo, a desobrigação de elaboração da Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC). Todavia, com todas as informações enviadas pelos clientes é possível elaborá-la normalmente e é incentivado pelo CFC.
A palestra apresentará as mudanças trazidas a partir da NBC TG 1000 até a elaboração da ITG 1000 pelo Conselho Federal de Contabilidade. Serão explorados exemplos práticos para que tanto o profissional contábil como o empresário possam compreender os benefícios dessa norma voltada para as pequenas e médias empresas.

 

PROGRAMAÇÃO

14/05/2015

8h - Credenciamento

8:30h – Welcome Coffe 
Recepcionando -  Atração Cultural 

8:45h – Abertura

9:15h - Palestra : Lei 12. 973 – Lucro Fiscal x Lucro Societário – Alterações Práticas na Atividade Comercial
Palestrante: Eric Aversari Martins – (SP)
Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (2001), mestrado em Estética e História da Arte pela Universidade de São Paulo (2006) e Doutorado em Controladoria e Contabilidade no Departamento de Contabilidade e Atuaria da Faculdade de Economia, Administração e Ciências Contábeis da USP. Cursando especialidazação em Direito Tributário no Centro de Estudos Universitários. Na área contábil tem experiência na área de Contabilidade Societária, tendo trabalhado em projetos de consultoria e, especialmente, em realização de pareceres técnicos contábeis. Atualmente, sua principal área de atuação é contabilidade societária, teoria da contabilidade e a interface Direito-Contabilidade
Mediador: Mozart Boaventura

10:30h – Palestra: Lei 12. 973 – Lucro Fiscal x Lucro Societário – Alterações Práticas na Atividade Imobiliária
Painelistas: Carla Cristina Tasso 
Graduada em Contabilidade, Pós-Graduada em Auditoria e Planejamento Tributário, cursou Mestrado em Engenharia de Produção em SC, Cursou Mestrado em Contabilidade com Ênfase em Finanças pela FUCAPE/ES. Professora da FIPECAFI/SP e da FIA/SP. Instrutora da Fiscosft Thomson Reuters/Brasil. Ampla experiência na área de Contabilidade e Finanças no mercado imobiliário e de construção civil a qual atua a 22 anos, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade internacional, auditoria, planejamento tributário, planejamento de negócios, suporte à decisão e sistemas de informações gerenciais e contábeis de empresas do ramo.
Mediador: Antonio Celso 

12:30h - Intervalo para Almoço

13:30h - Palestra: CORPO HUMANO: MÁQUINA DE TRABALHO
Palestrante: Gustavo Pilon 
Fisioterapeuta, Pós-graduado em Traumato-Ortopedia e Acupuntura, com Especialização Profissional em Quiropraxia (certificação pelo COFFITO) e Fisioterapia Esportiva (SONAFE) Aperfeiçoamento profissional em técnicas de Terapia Manual no tratamento da Dor, Certificação Internacional pelo Método KinesioTape (EUA) e Instrutor certificado no Brasil do método Dynamic Tape (Austrália). Apresentador entrevistado na Radio Tribuna, no Programa “Estação Saúde”, desde 2007-2014 e Fisioterapeuta Consultor no Quadro “Alinhado” na TV Gazeta (Globo/ES) desde 2013 até a data presente.
 Desenvolve seu trabalho no Tratamento Especializado da Dor Neuromuscular pela Fisioterapia Manipulativa, Quiropraxia e Eletro-Acupuntura. 

14:30h  – Palestra: Alterações nas Tabelas do Simples Nacional 
Palestrante: Hugo Santos Tofoli
Formado em Licenciatura em Informática / IFES
*Cargos Atuais:
- Coordenador do Grupo de Trabalho de Processos do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte da Secretaria da MPE da Presidência da República;
- Secretário geral da FOCAMPE- Fórum Permanente Capixaba da Microempresa e Empresa de Pequeno;
- Secretário geral da Femicro - Federação das Associações das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais do Estado do ES;
- Coordenador geral do Instituto Sindimicro - Instituto para o Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais do ES;
*Já ocupou os seguintes cargos:
- Coordenador do CONAMPE - Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais;
- Presidente do Comitê Gestor da Lei Geral das MPE's, da Prefeitura Municipal de Vitória;
- Subsecretário de Apoio ao Empreendedor, da Prefeitura Municipal de Vitória.
Mediador: Marcelo Alvarenga

15:40h – Coffe Break 

16:00h – Painel: E Social na Prática e Legislação Trabalhista para ME e EPP – Novos Procedimentos Administrativas Necessários para Atendimento à Norma
Painelistas: Edval Henrique de Oliveira 
Contador. Especializado em Controladoria e Finanças pela Fucape Business School. Sócio da Brasker Informações Inteligentes.e 

Catia Maria Soares Medeiros.
Bacharel em Ciências Contábeis, pós graduada em Gestão de Pessoas pela FUCAPE, instrutora do Senac Vitória nos cursos de Gestão, com cursos nas áreas trabalhista e RH, trabalha na área de consultoria trabalhista há mais de 15 anos.

18h – Coquetel de boas vindas  

20h – Encerramentos dos trabalhos

15/05/2015

8:30h – Welcome Coffe

9h – Palestra: Lei 12. 973 x IFRS – Avaliação pelo Valor Justo: Situações de Incidência, Cálculo e Contabilização
Palestrante:  Eduardo José Zanotelli
Doutorando em Administração, linha de pesquisa Finanças pelo CEPEAD/UFMG, Mestre em Administração com área de concentração em Contabilidade e Finanças pelo CEPEAD/UFMG, Especialista em Ciências Contábeis pela FGV/RJ, Graduado em Ciências Contábeis pela UVV/ES. É sócio da BKR-Lopes, Machado Auditors, Consultants & Business Advisers. É professor do Departamento de Ciências Contábeis da UFES. É professor pesquisador convidado da UFMG, onde é subcoordenador do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Consultoria em Finanças e Contabilidade (NUFI) e do Núcleo de Estudos Gerenciais e Contábeis (NEGEC). Professor dos cursos de MBA Executivo e Especializações do Instituto Brasileiro de Mercados de Capitais (IBMEC). É avaliador certificado e membro do International Association of Consultants, Valuators and Analysts (IACVA). Autor do livro Contabilidade das Pequenas e Médias Empresas (Elsevier). Autor do livro Estrutura Conceitual na Prática (Artmed). Tem ampla experiência na área de Contabilidade e Finanças, pesquisando e atuando principalmente nos seguintes temas: valuation, contabilidade internacional, auditoria, planejamento tributário, governança corporativa, suporte à decisão e sistemas de informações contábeis.

Mediador: João Alfredo de Sousa Ramos*

10:30h – Palestra: Lei 12. 973 – Distribuição de Dividendos – Utilização Balanço Fiscal x Societário na prática
Palestrante: Luis Wolf Trzcina
Cursando Ciências Contábeis no Instituto Brasileiro do Mercado de Capitais (IBMEC), Rio de Janeiro, Graduado em Ciências Econômicas / Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro. , Graduado em Direito / Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro, Pós-Graduado em Direito da Economia e da Empresa / Fundação Getúlio Vargas (FGV) , Mestre em Direito Tributário / Universidade Cândido Mendes (UCAM), Rio de Janeiro. Wolf tem 15 anos de experiência na área tributária, trabalhista e previdenciária, especialmente relacionada a planejamento fiscal e a fusões e aquisições.  A experiência dele inclui análise de: tributação corporativa (direta e indireta), contribuições incidentes sobre folha de pagamento, rotinas trabalhistas, tributação de pessoas físicas, revisão de preenchimento de declarações de apresentação obrigatória ao Fisco e elaboração de memorandos sobre aspectos fiscais e trabalhistas. 
É professor de Direito Tributário nos cursos de Pós Graduação em “Contabilidade para Novos Negócios” e em “Gestão Pública” da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFRJ. 
Wolf frequentemente ministra palestras sobre tributação brasileira em conferências e publica artigos comentando aspectos tributários relevantes para investidores. Wolf tem experiência em diversas indústrias, tais como: energia e recursos naturais, mineração, seguradoras, agroindústria, informática, farmacêutica e varejo.
Mediador: Rider Rodrigues Pontes*
12:30h - Intervalo para Almoço

14h Palestra: ITG 1000: Contabilidade para empresas PME – Opção e Alterações Práticas
Palestrante: José Elias Feres de Almeida
Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (FEA/USP). Foi visiting professor na Universität Hohenheim (Alemanha, Stuttgart). 
Professor adjunto da UFES do Departamento de Ciênicas Contábeis, ministrando aulas na graduação e nos programas de mestrado em Ciências Contábeis (PPGCon) e Gestão Pública (CCJE). 
Possui certificação ICVS (International Certified Valuation Specialist). 
É membro do conselho editorial de diversas Revistas de contabilidade no Brasil incluindo a Revista Brasileira de Contabilidade (RBC) do CFC e Advances in Scientific and Applied Accounting (ASAA) da ANPCont.
Conselheiro Fiscal do Banestes representante dos acionistas minoritários (2014-2015).
Atuou como membro consultivo do Grupo Estratégico de IFRS do Conselho Federal de Contabilidade e do Grupo Latino-Americano de Normatizadores Contábeis (GLASS/GLENIF) participando da equipe do Conselho Federal de Contabilidade de constituição e de elaboração da governança corporativa do Glenif junto aos líderes de órgãos profissionais de contabilidade da América Latina.
É autor de artigos publicados nacional e internacionalmente e coordenador e autor dos livros Contabilidade das Pequenas e Médias Empresas publicado e Fundamentos de Contabilidade para os Negócios pela Campus/Elsevier.

Mediador: Roberto Schulze*

15:40h – Produtividade com Qualidade nos  Serviços Contábeis 
Palestrante: Valdir Massucati
Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Econômicas de Colatina, registrado como Contador no CRC-ES sob nº 4.030. Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Colatina – FADIC, registrado na OAB-ES sob nº 3.974.Pós-Graduação Latu Sensu – Especialista em Contabilidade Gerencial.Mestrado em Administração pela Universidade São Marcos-SP.
Atividades exercidas: Presidente da ASCOL – Associação dos Contabilistas de Linhares por 2 (dois) mandatos; 1990/1992 e 1993/1995.
Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Espírito Santo – CRC-ES, por 2 (dois) mandatos 1998/2000 e 2001/2002.
Professor nas Faculdades de Administração e Ciências Contábeis de Linhares – FACC de 1989 a 1998, sendo Coordenador do Departamento jurídico Social e de Contabilidade.Professor na Faculdade Vale do Cricaré de 2001/2002 – São Mateus-ES, sendo Coordenador do Curso de Ciências Contábeis.Professor de Pós-Graduação Latu Sensu nas Faculdades UNILINHARES em Linhares-ES e FANAN – Nanuque-MG. 1999/2002Secretário Municipal de Administração da Prefeitura de Vitória-ES, março 2006 a novembro 2011. Presidente do FONAC – Fórum Nacional das Secretárias Municipais de Administração das Capitais anos 2010 e 2011. Advogado - Exerce a profissão de Advogado desde sua graduação em 1984, com a suspensão quando ficava impedido por ordem legal, atualmente é sócio da empresa MASSUCATTI, DRAGO & BERGAMIN ASSESSORIA JURÍDICA.Contador - Exerce a Profissão de Contador desde sua formação sendo sócio da empresa VALDIR MASSUCATTI  CONTADORES ASSOCIADOS LTDA.

Mediador: Luiz Carlos de Amorim – Presidente SESCON-ES

16:40h - Intervalo

16:50h – Palestra: Lei 12. 973 – Ajuste a valor presente na prática : Situações de Incidência, Cálculo e Contabilização 
Palestrante: Luis Wolf Trzcina
Cursando Ciências Contábeis no Instituto Brasileiro do Mercado de Capitais (IBMEC), Rio de Janeiro, Graduado em Ciências Econômicas / Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro. , Graduado em Direito / Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro, Pós-Graduado em Direito da Economia e da Empresa / Fundação Getúlio Vargas (FGV) , Mestre em Direito Tributário / Universidade Cândido Mendes (UCAM), Rio de Janeiro. Wolf tem 15 anos de experiência na área tributária, trabalhista e previdenciária, especialmente relacionada a planejamento fiscal e a fusões e aquisições.  A experiência dele inclui análise de: tributação corporativa (direta e indireta), contribuições incidentes sobre folha de pagamento, rotinas trabalhistas, tributação de pessoas físicas, revisão de preenchimento de declarações de apresentação obrigatória ao Fisco e elaboração de memorandos sobre aspectos fiscais e trabalhistas. 
É professor de Direito Tributário nos cursos de Pós Graduação em “Contabilidade para Novos Negócios” e em “Gestão Pública” da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFRJ. 
Wolf frequentemente ministra palestras sobre tributação brasileira em conferências e publica artigos comentando aspectos tributários relevantes para investidores. Wolf tem experiência em diversas indústrias, tais como: energia e recursos naturais, mineração, seguradoras, agroindústria, informática, farmacêutica e varejo.
Mediador: Paula Antonella

18:00h – Happy hour – Roda de Boteco e Chorinho

20h – Encerramento do Evento

 
Inscrições de 01 a 31 de março 

Associados a qualquer associação de contabilidade – R$200,00
Estudante – R$125,00
Micro empresários – R$125,00
Não Associados – R$250,00
Acompanhantes - R$125,00
Inscrições de 01 a 30 de abril
Associados a qualquer associação de contabilidade – R$225,00
Estudante – R$150,00
Micro empresário – R$155,00
Não Associados – R$275,00
Acompanhantes - R$150,00

Inscrições de 01 a 10 de abril

Associados a qualquer associação de contabilidade – R$250,00
Estudante – R$175,00
Micro empresários – R$175,00
Não Associados – R$300,00
Acompanhantes - R$175,00





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